Posts

Projetos esportivos em escolas

Formando uma equipe campeã

Ninguém tem dúvida que o esporte alto rendimento começa na escola. Durante os primeiros anos de vida escolar, as crianças têm contato, de forma lúdica, com os primeiros movimentos esportivos através de jogos e brincadeiras que auxiliam, também no seu desenvolvimento motor. Ao longo do tempo, o jogo passa ter regras e táticas e, assim, a criança, ainda de forma lúdica, toma consciência do espírito de equipe e desenvolve mais sua parte afetiva e cognitiva.

Por volta dos 14 anos é possível ter atletas de ponta em diversas modalidades esportivas e, dependendo do histórico do desenvolvimento da criança, pode-se manter isso por um longo tempo. para isso, no entanto, é necessária a presença constante do professor de Educação Física para acompanhar todo esse processo. Talvez as aulas de Educação Física escolar não sejam suficientes para tudo isso e, por isso, surgiram as escolinhas esportivas nas escolas. Com um bom acompanhamento da criança é possível formar equipes competitivas ainda na fase escolar e ajudar a desenvolver tanto a criança quanto o esporte no Brasil.

Futuros atletas de ponta

Essa é a proposta do curso “Treinamento Desportivo na escola: formando uma equipe campeã”, com o professor Daniel Leão. Com sua experiência como coordenador geral da parte esportiva do colégio CERC, onde serão realizados os cursos do 6º Congresso Carioca de Educação Física, traz para os participantes as possibilidades de trabalho nessa área, desde a seleção dos atletas até as competições, passando pela importância dos pais e da torcida em todo esse processo. O conhecimento adquirido nesse curso pode abrir novas perspectivas de trabalho para os profissionais, tanto na área escolar como em clubes esportivos, uma vez que os trabalhos desenvolvidos podem ser bastante semelhantes.

Participe desse curso e complemente seu conhecimento com os outros cursos de nosso evento, aproveitando, ainda, nossa política de descontos. Você pode fazer sua inscrição diretamente on-line e parcelar seu pagamento através do PagSeguro.

Esperamos você!

Esportes paraolímpicos: conhecer para valorizar

Os esportes paraolímpicos crescem mais a cada ano. Já são mais de 20 modalidades de uma história que começou logo após a 2ª Guerra Mundial. Atualmente, o evento é uma categoria de esportes de alto rendimento e o seu desmembramento mostra a importância da categoria: Paraolimpíadas, Jogos Paraolímpicos de Inverno e as Paraolimpíadas escolares são alguns exemplos.

Diante desse crescimento, é necessário que os atletas sejam profissionalizados e, sendo assim, a presença de um preparador físico – o profissional de Educação Física – é imprescindível. Trabalhar com esse público requer um conhecimento muito mais aprofundado da realidade diária desses atletas, além de aspectos fisiológicos e cognitivos específicos de cada tipo de deficiência.

Você já experimentou praticar o voleibol sentado?

O sistema de classificação parece ser bastante complexo, passando por avaliações médicas, técnicas e funcionais para poder nivelar ao máximo os atletas participantes. Conhecendo-se o sistema, pode-se inclusive, detectar talentos em escolas e prepará-los para as competições. Outra experiência interessante é participar de atividades onde se possa vivenciar a experiência desses atletas – em outras palavras, participar de jogos dentro das modalidades, de forma recreativa. Tente jogar uma partida de voleibol sentado ou um futebol para cegos e você vai poder perceber a dificuldade na prática.

Um dos profissionais mais proeminentes nessa área é o professor de Educação Física Sérgio Castro, que recentemente foi nomeado Diretor de Esportes do Departamento de Esportes para Portadores de Necessidades Especiais da Vice-Presidência Executiva de Esportes da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (SUDERJ) e com participação ativa em diversas entidades da categoria, entre elas a Associação Brasileira de Desportos em Cadeira de Rodas (ABRADECAR), comitês olímpicos e Ministério do Esporte.

Ele traz toda sua experiência para o 6º Congresso Carioca de Educação Física com o curso Atividades adaptadas para a EF escolar e vai mostrar atividades para se praticar com as diversas populações especiais e como lidar com elas no dia-a-dia. O curso tem uma extensa parte prática, onde os participantes poderão vivenciar algumas modalidades que estarão presentes nos próximos grandes eventos esportivos. Essa vivência irá trazer mais conhecimentos para você e uma consciência maior do que é o esporte paraolímpico. Esse é o melhor caminho para a valorização das modalidades e dos atletas que necessitam constantemente de apoio.

Participe desse e de outros cursos do módulo escolar e aproveite nossa política de descontos. Se você quiser enviar algum artigo científico com temas relacionados à esportes adaptados, conheça as normas de publicação para a Revista Carioca de Educação Física.

Futebol feminino: uma nova tendência

O futebol feminino tem sido muito comentado em blogs, como o Comentando no Esporte, Batom na Bola, Da arquibancada, Futebol Feminino do Vasco e outros ambientes da internet, tamanha a importância do assunto, principalmente com a chegada dos 5º Jogos Mundiais Militares em julho de 2011 e outros grandes eventos que estão por vir, onde a modalidade estará participando de forma competitiva. Além disso, a FIFA e a presidente Dilma estão engajados na luta por um espaço maior desse esporte no calendário das federações.

No dia 26 de março foi realizado o I Encontro de Futebol Feminino do Rio de Janeiro, organizado pelo C.R. Vasco da Gama, onde foram discutidas questões pertinentes ao tema como a falta de apoio das entidades oficiais, a falta de organização, o comprometimento das atletas, dentre tantos outros tópicos abordados. O evento, que teve a participação ativa de cerca de 100 pessoas, foi todo divulgado pelas redes sociais e teve inscritos vindos do RJ, SP, MG, BA e AM. Isso mostra a importância do tema e a mobilização e o compromisso dos profissionais envolvidos com o esporte.

Outro encontro está marcado para o dia 14 de maio onde os debates terão continuidade. A modalidade vem se firmando como uma tendência do futuro e está no caminho certo para a profissionalização.

Esse tema será discutido, também, durante o 6º Congresso Carioca de Educação Física com o curso Futebol Feminino: uma nova tendência. A professora Fabiana Albino, que atualmente trabalha como coordenadora pedagógica do futebol feminino do C.R. Vasco da Gama fará uma abordagem sobre as perspectivas da modalidade e você poderá atualizar seus conhecimentos e encontrar e conhecer outros profissionais que atuam na área. A união dos envolvidos nesse processo e a especialização no assunto são condições fundamentais para o pleno sucesso do esporte.

Essa será uma ótima oportunidade de compartilhar experiências; você ainda pode complementar seu conhecimento sobre o assunto participando de outro curso dentro do congresso e com um desconto super especial.

E você, já teve a oportunidade de assistir a uma partida de futebol feminino? O que achou?

 

 

Pedalando para o sucesso

A modalidade bike indoor surgiu no final dos anos 80 como uma forma de se treinar o ciclismo em ambientes fechados, principalmente nos dias em que as condições climáticas não fossem favoráveis. No início era uma febre e as aulas tinham listas de espera, tamanha era a procura. Junte-se a isso o fato de se poder queimar cerca de 500 calorias e a motivação causada pelas músicas e temos uma atividade que ainda é sucesso em academias de ginástica. Uma boa aula de bike indoor é capaz de deixar o participante extasiado tanto pelas substâncias liberadas na corrente sanguínea por causa do próprio exercício como também pelo carisma e estimulação do professor.

Assim é o professor Felipe Goulart: quem já teve a oportunidade de participar de suas aulas sabe o prazer que se sente, causado pela sua motivação e incentivo aos praticantes, além de desafiar os alunos durante as aulas, promovendo momentos de superação individual a cada dia. Com um currículo extenso e uma carreira de sucesso de mais de 10 anos de aulas práticas na Educação Física, o professor Felipe disponibiliza seus conhecimentos para os professores dessa área que quiserem fazer sucesso com essa modalidade: é ele quem vai ministrar o curso de Bike Indoor no 6º Congresso Carioca que acontece durante o feriado de Corpus Christi.

O curso servirá para atualizar os conhecimentos dos profissionais, além da troca de experiências e exposição de estratégias para montagem de aulas de sucesso, o que inclui a escolha das músicas, método de treinamento e, claro, uma atitude positiva do professor. O apelo desse tipo de aula é muito grande nas academias de ginástica e uma aula bem conduzida pode ser determinante para o profissional ser bem sucedido. Se você gosta da modalidade, mas acha que falta algo mais para sua aula “bombar”, vale a pena participar desse curso. O professor Felipe tem se tornado um especialista em desenvolver pessoas, sejam profissionais de Educação Física que participam dos cursos de sua empresa – a Start Fitness Solutions ou os clientes de sua academia Espaço Olímpico no Rio de Janeiro.

Durante o congresso, a Start Fitness Solutions também estará ministrando as atividades gratuitas de ginástica. Serão diversas modalidades – step, jump, local, alongamento – para você participar e trocar experiências com diversos profissionais, conhecer novas aulas e se divertir! Mas lembre-se que só poderão participar das atividades gratuitas aqueles que estiverem inscritos em cursos no evento.

Faça logo sua inscrição e reserve seu lugar nesse congresso que já faz parte do calendário da Educação Física no Brasil! E comece a interagir com o professor Felipe antes mesmo do evento acessando sua conta no Facebook.

Aproveite para adquirir seu kit para as aulas de bike indoor: capa de gel para selim, garrafas térmicas para hidratação, tênis de diversas marcas, frequencímetros e muito mais para a prática também de outras atividades físicas.

Atualização Profissional em Educação Física

Menos de uma semana após o lançamento do novo site do 6º Congresso Carioca de Educação Física já começamos a receber inscrições para o evento. Isso mostra o quanto os profissionais estão encarando com seriedade os futuros eventos esportivos que podem trazer centenas de oportunidades de trabalho para o mercado esportivo. Todos os módulos em que se divide o congresso são preenchidos com temas de importância na preparação e desenvolvimento de novos talentos que serão o futuro do esporte brasileiro.

Sendo assim, é muito importante que você continue se atualizando para estar preparado para as oportunidades que já estão surgindo: são mais de 20 cursos, palestras, atividades gratuitas, sessão científica, tudo para você adquirir mais conhecimento e interagir com novos profissionais da área.

Escolha seu curso e as outras atividades das quais você deseja participar e faça sua inscrição. Você receberá um link para efetuar seu pagamento de forma simples e facilitada pelo PagSeguro e você garante sua presença no evento. As vagas são limitadas e a procura começa a aumentar, então, não corra o risco  de ficar de fora!

Muitas novidades ainda estão por vir; fiquem atentos aos sorteios e promoções que promoveremos em nossas redes socias e às informações adicionais sobre alojamento, pacotes  turísticos e outras comunicações importantes. Estamos fazendo tudo para trazer um evento inovador e com muitas vantagens para você!

Reserve o feriado de Corpus Christi para participar do 6º Congresso Carioca de Educação Física. Temos certeza  que você vai gostar!

Preparando-se para os eventos esportivos

De julho de 2011 até 2016 o Brasil vai sediar uma série de eventos esportivos internacionais: Jogos Mundiais Militares, Copa das Confederações, Copa do Mundo de Futebol, Olimpíadas e Paraolimpíadas. Isso abre uma série de oportunidades de trabalho para os profissionais de Educação Física em escolinhas, clubes e nos próprios eventos, mas é preciso estar preparado: conhecimento técnico e uma rede de contatos que possa te ajudar a ter um lugar de destaque no mercado de trabalho.

Pensando nisso, estamos lançando oficialmente o 6º Congresso Carioca de Educação Física e, como fazemos todo ano, o evento de 2011 vem cheio de novidades!

Você poderá, a partir de agora, interagir com os professores através do Orkut, Facebook, Twitter, Sites e Blogs deles próprios. Assim, você pode trocar ideias sobre o que vai ser ministrado durante o curso e aumentar ainda mais seu conhecimento e seu network.

Nosso evento é dividido em módulos: Fitness, Escolar, Água, Gestão e nesse ano teremos, ainda, o módulo Esportes com assuntos ligados ao futebol (masculino e feminino) e ginástica artística. São 24 cursos que possibilitam mais conhecimento, conhecer novas pessoas e muita diversão! Além disso, estamos incrementando nossa programação, de modo que você possa realizar até 3 cursos no mesmo dia: de manhã, de tarde e de noite. Assim, você aproveita mais os dias do evento e ainda sobra tempo para participar das seguintes atividades gratuitas:

  • Workout de Ginástica
  • Workout de Danças
  • Workout de Hidroginástica

É o CERC Fitness – um novo evento dentro do Congresso Carioca! Basta você se inscrever em qualquer curso para poder participar! Para todos os eventos serão emitidos certificados específicos. São mais de 30 horas para você atualizar seu conhecimento e se divertir!

A maior novidade desse ano é, sem dúvida, a forma de pagamento dos cursos: além de nossa política de descontos (até 100%), você poderá parcelar sua inscrição através do PagSeguro (vide política de parcelamento): é simples, rápido e seguro mesmo. Além disso você poderá enviar seu trabalho para a Sessão Científica e vê-lo publicado na Revista Carioca de Educação Física (publicação eletrônica).

Faça logo sua inscrição e reserve seu lugar no 6º Congresso Carioca de Educação Física! O local você já sabe: colégio CERC, uma instituição que cresce a cada ano, com uma educação inovadora, baseada em responsabillidade, amor, tolerância e respeito.

Confira como foi o evento de 2010 e prepare-se para sair bem na foto em 2011!

Esperamos você em junho!