Posts

Escolinhas de futebol

O Brasil é o país do futebol! Mesmo com todos os problemas que a gestão do nosso futebol enfrenta, ainda assim, somos respeitados em todo o mundo como berço de atletas de qualidade.

Mas para que esses atletas de qualidade continuem sendo formados, é necessário que as escolinhas de futebol se multipliquem para agregar mais crianças sonhadoras e, dessas, conseguir-se escolher os melhores que continuarão escrevendo a história do nosso futebol.

À frente dessas escolinhas deve sempre haver um professor de Educação Física habilitado, conhecedor de todas as especificidades do treinamento para crianças, além de conhecer exercícios específicos para desenvolver as habilidades com a bola.

Para ajudar os profissionais que desejam seguir essa área de trabalho profissional a se capacitarem, planejamos o curso “Exercícios educativos para escolinhas de futebol”, com o professor Carlos Herdy, que tem vasta experiência no assunto e, atualmente trabalha com as divisões de base de um clube de futebol no Rio de Janeiro.

 

Como foi o 8º CCEF

Como foi o 8º CCEF

Como foi o 8º CCEFQuase 400 inscrições em cursos nos 3 dias de evento: esse é o balanço final do 8º Congresso Carioca de Educação Física, que mobilizou vários profissionais e estudantes ávidos por conhecimento durante o feriado de Corpus Christi. Diversos Estados brasileiros estavam representados por seus participantes: MG, ES, SP, PR, SC, RS, PE, BA, MA, além do RJ, com participantes de várias cidades. Isso mostra o alcance e a importância do evento, que cresce a cada ano, trazendo mais e mais participantes.

O primeiro dia foi marcado pela realização da sessão científica, que trouxe trabalhos variados em apresentações que geraram discussões construtivas durante mais de 6 horas ininterruptas, sob o comando da professora Eliane Gonçalves. Além disso, destaque para os cursos de Esparadrapoterapia com o professor Rodrigo Perfeito e para os cursos do professor Daniel Leão. Somente nos cursos desse professor quase 100 pessoas estiveram presentes! A professora Fabiana Albino, com seu carisma e conhecimento, mais uma vez esteve presente com seu curso na área de psicomotricidade.

Como foi o 8º CCEF

O professor Amauri Marcello abrilhantou o evento com sua presença falando sobre os segredos das academias de sucesso para uma plateia formada não apenas por proprietários de academias, o que mostra o interesse de outros profissionais em darem um salto em suas carreiras no mercado fitness.

DSC_0216Diversos cursos foram marcados por muita prática nesse final de semana: jump, step, spinning e um workout de ginástica que permitiu a diversos profissionais se capacitarem e praticarem as modalidades para aplicarem imediatamente no dia seguinte aos cursos. Outros cursos com uma carga horária prática bastante extensa foram os de hidroginástica e de natação do professor Marcelo Barros, que acaba de lançar seu novo livro “Hidroginástica e seus benefícios”, além de ter outros títulos já lançados. A excelente estrutura do Centro Esportivo do Colégio CERC, que desde 2010 acolhe o CCEF, além das instalações da academia Atitude do Corpo e Quality Fitness permitiram que esses cursos fossem realizados com equipamentos adequados à prática dessas modalidades.

avatar-leonardo-lima

Prof. Leonardo Lima

Pela primeira vez o CCEF contou com um professor de fora do Rio de Janeiro: Leonardo Lima trouxe todos seu conhecimento sobre treinamento para corridas de rua diretamente de São Paulo e a avaliação do curso foi bastante positiva. Certamente ele estará presente nas próximas edições do evento!

Para o 9º CCEF, estamos preparando um evento especial: como essa edição acontecerá entre os dias 19 e 22 de junho, bem no meio da Copa do Mundo, teremos cursos apenas no turno da manhã e, além disso, um evento totalmente voltado para o futebol e muitas surpresas para os participantes. Não há jogo do Brasil programado para esses dias e você ainda poderá assistir aos outros jogos que acontecem à tarde em um super telão que iremos preparar para os participantes. Não perca!

Curta nossa página no Facebook e deixe seus comentários e sugestões sobre o evento logo abaixo. Mas, antes, assista ao vídeo sobre como foi o 8º CCEF.

A gente se vê em 2014!

Formando uma equipe campeã

Ninguém tem dúvida que o esporte alto rendimento começa na escola. Durante os primeiros anos de vida escolar, as crianças têm contato, de forma lúdica, com os primeiros movimentos esportivos através de jogos e brincadeiras que auxiliam, também no seu desenvolvimento motor. Ao longo do tempo, o jogo passa ter regras e táticas e, assim, a criança, ainda de forma lúdica, toma consciência do espírito de equipe e desenvolve mais sua parte afetiva e cognitiva.

Por volta dos 14 anos é possível ter atletas de ponta em diversas modalidades esportivas e, dependendo do histórico do desenvolvimento da criança, pode-se manter isso por um longo tempo. para isso, no entanto, é necessária a presença constante do professor de Educação Física para acompanhar todo esse processo. Talvez as aulas de Educação Física escolar não sejam suficientes para tudo isso e, por isso, surgiram as escolinhas esportivas nas escolas. Com um bom acompanhamento da criança é possível formar equipes competitivas ainda na fase escolar e ajudar a desenvolver tanto a criança quanto o esporte no Brasil.

Futuros atletas de ponta

Essa é a proposta do curso “Treinamento Desportivo na escola: formando uma equipe campeã”, com o professor Daniel Leão. Com sua experiência como coordenador geral da parte esportiva do colégio CERC, onde serão realizados os cursos do 6º Congresso Carioca de Educação Física, traz para os participantes as possibilidades de trabalho nessa área, desde a seleção dos atletas até as competições, passando pela importância dos pais e da torcida em todo esse processo. O conhecimento adquirido nesse curso pode abrir novas perspectivas de trabalho para os profissionais, tanto na área escolar como em clubes esportivos, uma vez que os trabalhos desenvolvidos podem ser bastante semelhantes.

Participe desse curso e complemente seu conhecimento com os outros cursos de nosso evento, aproveitando, ainda, nossa política de descontos. Você pode fazer sua inscrição diretamente on-line e parcelar seu pagamento através do PagSeguro.

Esperamos você!

Sorteio do livro Futebol: gestão e treinamento

Futebol - Gestão e treinamentoOs esportes têm sido tratado cada vez mais como ciência onde a fisiologia, biomecânica e aspectos maturacionais e psicomotores dos atletas devem ser estudados para serem melhor desenvolvidos e alcançarem melhores resultados. A fisiologia do futebol, por exemplo, tem atraído profissionais de Educação Física interessados em trabalhar com a modalidade em grandes clubes – onde estão os maiores investimentos nessa área – e o futebol feminino vem crescendo no Brasil todo.

Além de cursos que surgem nessa área, muitos livros também têm surgido e um deles é “Futebol: gestão e treinamento” dos professores Paulo Roberto Falk e Dyane Paes Pereira. O livro trata não apenas do aspecto fisiológico do esporte, mas também do lado gerencial e do relacionamento humano entre os atores desse espetáculo mundial. Ele está à venda em diversos sites na internet, mas você pode ganhar um inteiramente grátis participando do nosso sorteio.

Para participar, basta acessar nossa página no Facebook e clicar em “Quero participar”. O sorteio acontece eletronicamente através do site Sorteie.me no dia 16 de maio às 20:00 h e o resultado será postado em nossa página e nas rede sociais imediatamente após. O prêmio será enviado diretamente para a casa do vencedor em até 10 dias após tomarmos conhecimento de seu endereço.

Participe, esse livro pode ser seu!


A fisiologia no futebol

Futebol é a alegria do povo, já diz um velho dito popular. O esporte que mobiliza multidões, emociona milhões e acalora discussões, também move milhares de reais todos os anos. Profissionais competentes na área de gestão são imprescindíveis para a constante evolução da modalidade, mas cada vez mais o conhecimento na área da fisiologia do exercício determina o sucesso dos times.

Os profissionais capacitados para atuar nessa área são aqueles formados em Educação Física e que sabem aplicar, na prática, os conhecimentos científicos da fisiologia. É necessário, porém, que esses conhecimentos sejam constantemente atualizados para que os atletas possam se desenvolver cada vez mais.

É tão grande a importância do fisiologista na performance do atleta de futebol que o tema tem sido recorrente em cursos de pós-graduação de grandes universidades brasileiras. O aprofundamento científico permite que as performances sejam melhoradas, a saúde do atleta seja mais preservada, dentre tantas outros avanços que temos observado nesse esporte.

Dentro desse cenário real e com vistas aos grandes eventos da modalidade que estão por vir – Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas – onde esses profissionais desempenharão um papel crucial, programamos para você o curso O papel do fisiologista na performance do atleta, onde serão abordados temas pertinentes ao desenvolvimento do trabalho do fisiologista com atletas de alto rendimento. O professor Carlos Vinícius Herdy, que tem vasta experiência no assunto, conquistada trabalhando em grandes clubes de futebol do Rio de Janeiro e de São Paulo, irá interagir com os participantes do curso, desenvolvendo esses profissionais e trocando experiências que serão de grande valor na carreira de cada um.

Como parte de um grande projeto – o futebol como ciência – o professor Carlos Herdy uniu-se a outros grandes nomes dessa modalidade e criou o site Fisologistas.com, que possui vasto acervo de artigos, comentários, livros e vídeos sobre o tema para enriquecer ainda mais o conhecimento dos profissionais que pretendem atuar dentro dessa linha de trabalho.

Não perca mais essa oportunidade de atualizar seus conhecimentos e complemente esse curso com outro de nossa grade de programação. Você pode fazer uma super economia fazendo os 2 cursos pelo preço de apenas 1. Confira os descontos para participar de nosso evento.

 

 

Futebol feminino: uma nova tendência

O futebol feminino tem sido muito comentado em blogs, como o Comentando no Esporte, Batom na Bola, Da arquibancada, Futebol Feminino do Vasco e outros ambientes da internet, tamanha a importância do assunto, principalmente com a chegada dos 5º Jogos Mundiais Militares em julho de 2011 e outros grandes eventos que estão por vir, onde a modalidade estará participando de forma competitiva. Além disso, a FIFA e a presidente Dilma estão engajados na luta por um espaço maior desse esporte no calendário das federações.

No dia 26 de março foi realizado o I Encontro de Futebol Feminino do Rio de Janeiro, organizado pelo C.R. Vasco da Gama, onde foram discutidas questões pertinentes ao tema como a falta de apoio das entidades oficiais, a falta de organização, o comprometimento das atletas, dentre tantos outros tópicos abordados. O evento, que teve a participação ativa de cerca de 100 pessoas, foi todo divulgado pelas redes sociais e teve inscritos vindos do RJ, SP, MG, BA e AM. Isso mostra a importância do tema e a mobilização e o compromisso dos profissionais envolvidos com o esporte.

Outro encontro está marcado para o dia 14 de maio onde os debates terão continuidade. A modalidade vem se firmando como uma tendência do futuro e está no caminho certo para a profissionalização.

Esse tema será discutido, também, durante o 6º Congresso Carioca de Educação Física com o curso Futebol Feminino: uma nova tendência. A professora Fabiana Albino, que atualmente trabalha como coordenadora pedagógica do futebol feminino do C.R. Vasco da Gama fará uma abordagem sobre as perspectivas da modalidade e você poderá atualizar seus conhecimentos e encontrar e conhecer outros profissionais que atuam na área. A união dos envolvidos nesse processo e a especialização no assunto são condições fundamentais para o pleno sucesso do esporte.

Essa será uma ótima oportunidade de compartilhar experiências; você ainda pode complementar seu conhecimento sobre o assunto participando de outro curso dentro do congresso e com um desconto super especial.

E você, já teve a oportunidade de assistir a uma partida de futebol feminino? O que achou?

 

 

Preparando-se para os eventos esportivos

De julho de 2011 até 2016 o Brasil vai sediar uma série de eventos esportivos internacionais: Jogos Mundiais Militares, Copa das Confederações, Copa do Mundo de Futebol, Olimpíadas e Paraolimpíadas. Isso abre uma série de oportunidades de trabalho para os profissionais de Educação Física em escolinhas, clubes e nos próprios eventos, mas é preciso estar preparado: conhecimento técnico e uma rede de contatos que possa te ajudar a ter um lugar de destaque no mercado de trabalho.

Pensando nisso, estamos lançando oficialmente o 6º Congresso Carioca de Educação Física e, como fazemos todo ano, o evento de 2011 vem cheio de novidades!

Você poderá, a partir de agora, interagir com os professores através do Orkut, Facebook, Twitter, Sites e Blogs deles próprios. Assim, você pode trocar ideias sobre o que vai ser ministrado durante o curso e aumentar ainda mais seu conhecimento e seu network.

Nosso evento é dividido em módulos: Fitness, Escolar, Água, Gestão e nesse ano teremos, ainda, o módulo Esportes com assuntos ligados ao futebol (masculino e feminino) e ginástica artística. São 24 cursos que possibilitam mais conhecimento, conhecer novas pessoas e muita diversão! Além disso, estamos incrementando nossa programação, de modo que você possa realizar até 3 cursos no mesmo dia: de manhã, de tarde e de noite. Assim, você aproveita mais os dias do evento e ainda sobra tempo para participar das seguintes atividades gratuitas:

  • Workout de Ginástica
  • Workout de Danças
  • Workout de Hidroginástica

É o CERC Fitness – um novo evento dentro do Congresso Carioca! Basta você se inscrever em qualquer curso para poder participar! Para todos os eventos serão emitidos certificados específicos. São mais de 30 horas para você atualizar seu conhecimento e se divertir!

A maior novidade desse ano é, sem dúvida, a forma de pagamento dos cursos: além de nossa política de descontos (até 100%), você poderá parcelar sua inscrição através do PagSeguro (vide política de parcelamento): é simples, rápido e seguro mesmo. Além disso você poderá enviar seu trabalho para a Sessão Científica e vê-lo publicado na Revista Carioca de Educação Física (publicação eletrônica).

Faça logo sua inscrição e reserve seu lugar no 6º Congresso Carioca de Educação Física! O local você já sabe: colégio CERC, uma instituição que cresce a cada ano, com uma educação inovadora, baseada em responsabillidade, amor, tolerância e respeito.

Confira como foi o evento de 2010 e prepare-se para sair bem na foto em 2011!

Esperamos você em junho!