Posts

Vem aí mais um CCEF!

Já está quase tudo pronto pra você se inscrever no #12CCEF! Confira um pouco do que vai acontecer nessa edição.

Treinamento de força para resultados

Por mais que muitos tentem fazer o contrário, o treinamento de força, também conhecido como musculação, é treinamento-de-forcabaseado em milhares de pesquisas científicas feitas em todo o mundo: número de séries, número de repetições, ordem de exercícios, dentre diversas outras variáveis, são fatores testados e aprovados nas pesquisas.

O professor de Educação Física que quer se destacar nessa área deve estar ligado sempre nas pesquisas mais atuais e a melhor forma de se fazer isso é, além de pesquisar nas bases de dados científicas na internet, participar de cursos com professores que estejam atualizados cientificamente.

Muitos são os objetivos dos alunos nas salas de musculação das academias e é necessário conhecer as nuances de cada público relacionado a cada objetivo. O treinamento de força voltado para a hipertrofia tem características um pouco diferentes da musculação voltada para o emagrecimento; outras variáveis têm que ser respeitadas quando se aplica o treinamento a adolescentes, idosos, hipertensos ou qualquer outro grupo “especial”.

thumb-palestrante-roberto-simaoO professor Roberto Simão, referência nacional em treinamento de força, traz toda sua experiência para falar, baseado em evidências científicas, sobre o treinamento de força para hipertrofia e para grupos especiais. Serão 8 horas de atualização com um dos melhores profissionais nessa área! Você não pode perder!

Acesse essa página para conhecer o programa completo do curso e fazer sua inscrição. As vagas são limitadas!

Dicas para montagem do treinamento na musculação

musculacao-tendenciaA musculação é, de longe, a atividade que as pessoas mais procuram nas academias. Sendo assim, o professor de Educação Física que atua  nesse setor tem que estar bem preparado prestar um atendimento de excelência, além de ter o conhecimento técnico sempre atualizado para prescrever o treinamento com segurança.

Muitas variáveis devem ser levadas em conta quando se prescreve um treinamento contra-resistência e dominar essa variáveis vai fazer com que os resultados de seus clientes sejam muito melhores. Algumas dessa variáveis são:

  1. nº de exercícios
  2. nº de séries
  3. nº de repetições
  4. Frequência semanal
  5. Ordem dos exercícios
  6. Escolha dos exercícios

Existem  outros fatores a que devem ser levados em conta durante a prescrição do treinamento e todos eles são baseados em evidências científicas. Talvez você nem se ligue muito nisso, mas todo o conhecimento que você aplica no seu dia a dia de trabalho vem dos milhares de artigos científicos publicados anualmente em todo o mundo.

thumb-palestrante-daniel-leaoDurante o 9º Congresso Carioca de Educação Física, o curso “Estratégias de montagem de programas de musculação” vai falar tudo o que você precisa saber para prescrever um excelente treinamento nessa área. O professor Daniel Leão, que irá ministrar o curso, é pós-graduado em Treinamento de Força e tem uma visão bastante ampliada da metodologia de prescrição desse treinamento. Além de tudo, ele é extremamente didático e consegue levar seu conhecimento com facilidade a todos os participantes de seus cursos.

Confira a programação completa desse curso e inscreva-se com antecedência para garantir sua vaga!

Dicas para se montar um programa de treinamento em musculação

musculacao-tendenciaO treinamento de força, também conhecido como musculação, é, cada vez mais, baseada em evidências científicas. Essa informação pode até ter se perdido no tempo, para você, professor de Educação Física, mas cada exercícios prescrito, o número de séries e repetições foram baseados em exaustivas pesquisas.

Sendo assim, é necessário que você esteja sempre atualizado com as novas pesquisas para poder aplicá-las no seu dia a dia de trabalho e participar de cursos de atualização é a melhor forma de conhecer os últimos trabalhos publicados. Entretanto, é necessário estar atento a dois pontos cruciais quando da leitura de artigos científicos: a credibilidade do artigo e do autor e como avaliar a qualidade do artigo.

thumb-palestrante-daniel-leaoNo curso “Estratégias de montagem de programas de musculação”, o professor Daniel Leão, além de esclarecer esses dois pontos cruciais, irá mostrar as diversas variáveis necessárias para a prescrição de um excelente programa de treinamento e também vai falar sobre treinamento funcional e prevenção de lesões. Conheça o programa completo do curso dele e faça sua inscrição diretamente on-line no 9º Congresso Carioca de Educação Física.

Como foi o 6º Congresso Carioca de Educação Física

 

O feriado de Corpus Christi marcou mais uma edição do 6º Congresso Carioca de Educação Física. Com 333 inscrições em 18 cursos e com participantes dos estados do Amazonas, Rondônia, Pará, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco, além das cidades do Estado do Rio de Janeiro: Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Volta Redonda, São Gonçalo, Niterói, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Carmo, o congresso teve início com a realização do CERC Fitness, evento gratuito aberto à comunidade com aulas de step, jump, ginástica, hip-hop, migué dance, hidroginástica e alongamento. Foi um dia inteiro de atividades com profissionais de renome no fitness. O evento fez muito sucesso e teremos mais novidades para os participantes.

Negócio e Fitness

Os cursos se iniciaram na sexta-feira, dia 24 de junho, e os participantes estavam bastante animados com os temas abordados. Com a estrutura do congresso dividida em módulos e com cursos de 8 horas divididos em 2 dias, foi possível para os inscritos participarem de até 3 cursos. Esse segundo dia foi marcado pela realização do evento Negócio e Fitness, realizado pelo ACADE System e organizado pela L.A. Fitness Solutions. Recepcionados com um café da manhã, cerca de 30 proprietários de academias puderam ouvir dicas de como modificar os resultados da empresa. O evento foi encerrado com um almoço de negócios no restaurante Via Gourmet. Os cursos programados puderam atender desde o estudante do 1º período com o curso Iniciação ao Universo Fitness, como àqueles que desejam se especializar em treinamento de alto rendimento como no curso Treinamento de Ultra-endurance. Cursos inovadores como Ritmos em academias e Ginástica Artística, que não são realizados de forma constante em nosso mercado, também atraíram participantes que querem fazer a diferença em sua profissão. Como as instalações do colégio CERC foram totalmente cedidas para a realização do congresso, os participantes do curso de Hidroginástica puderam realizar 4 horas de atividades práticas para poderem aplicar os conhecimentos teóricos que foram passados.  A maratona estava só começando e, apesar de exaustos, os participantes se mostraram satisfeitos com os novos conhecimentos adquiridos.

Lanche e transporte gratuitos

Para beneficiar os participantes, a organização do congresso disponibilizou uma van para transportá-los aos locais de realização dos cursos e, assim, facilitar o acesso de todos. O transporte partia sempre da estação Vicente de Carvalho do Metrô Rio, melhor acesso para quem participou do evento. No intervalo dos cursos da manhã e da tarde diversas palestras gratuitas foram oferecidas aos participantes e algumas delas serão transformados em cursos na 7ª edição do evento. Durante todo o congresso, a Bodygenics ofereceu uma degustação de seus produtos e também uma excelente oportunidade de negócios para professores de Educação Física. No terceiro dia, novos cursos se iniciaram: Corrida, Musculação, Recreação, Avaliação, Natação, Ginástica Laboral, Pilates e Escolinhas foram temas aboradados pelos palestrantes e que permitiram aos congressistas ampliarem seus conhecimentos em diversas áreas de atuação do profissional de Educação Física. No intervalo dos cursos desse dia os participantes puderam saborear um delicioso lanche com produtos Wickbold, uma das empresas patrocinadoras do evento e que já tem participação garantida em 2012. Além dos cursos, nesse dia foi realizada mais uma sessão científica e os trabalhos apresentados serão publicados na Revista Carioca de Educação Física.

Bolsas de 100% para assinantes PREMIUM

Outra empresa patrocinadora do evento, a Astro Equipamentos fornece as biciletas de spinning da academia Villas Boas, local onde foram realizados os cursos Capacitação Bike Indoor e Execução correta dos exercícios de musculação. Juntamente com o curso de Atividades alternativas para a Educação Física escolar, esses cursos encerraram o 4º dia evento e o próprio congresso. O curso de Bike Indoor foi marcado pela utilização da tecnologia em prol do conhecimento: uma aula de bike indoor que estava acontecendo em Jacarepaguá durante a realização do curso foi transmitida ao vivo via internet pelo circuito interno de TV da academia e os participantes puderam analisar a metodologia daquela aula. Muitas pessoas que participaram de nossas promoções puderam retirar os livros gratuitos que ganharam em nosssas promoções ou aproveitar as bolsas de 100% de desconto concedidas aos assinantes PREMIUM do Clipping Notícias da EF, nosso parceiro constante na divulgação do evento. Você pode se beneficiar dos descontos para assinantes em 2012. Veja aqui como conseguir descontos de até 100% nos cursos.

O evento deixa, para os profissionais participantes, a certeza de uma carreira mais bem estruturada, com mais conhecimento e a possibilidade de expandir as opções de trabalho. Para o mercado fitness, a melhoria da qualidade dos serviços prestados por conta da especialização dos profissionais, permitirá clientes cada vez mais satisfeitos. E a região da Vila da Penha, celeiro de celebridades do esporte nacional, ganhará cada vez mais notoriedade com o crescimento de nosso evento.  Agradecemos à toda a equipe do colégio CERC, sem a qual não conseguiríamos realizar um evento tão grandioso! Estamos só começando e gostaríamos de saber sua opinião sobre o evento de 2011 para que possamos fazer o 7º Congresso Carioca de Educação Física cada vez mais ao seu gosto. Preencha a ficha de avaliação em nosso site e faça sua pré-inscrição para 2012; se você quiser ser nosso parceiro, solicite-nos uma proposta para sua empresa.

E participe, também, de nossas redes sociais: curta nossa página no Facebook, entre para nossa comunidade no Orkut e siga-nos no Twitter, além de deixar seus comentários em nosso blog e nas fotos de 2011. As redes sociais tiveram um papel fundamental na realização desse evento e quem estiver conectado poderá aproveitar todas as nossas promoções que acontecerão através delas! Participe!

Academia escola: formando profissionais de ponta

Instruir, treinar, conscientizar e bem posicionar os profissionais no mercado fitness: essa é a missão primordial da Academia Escola, um instituto que há anos leva uma formação de qualidade para profissionais de Educação Física em forma de residência. Com uma extensa grade curricular – cerca de 260h de aprendizado ao longo de 6 meses – os profissionais formados pelo instituto são muito disputados no mercado de academias, por conta de sua qualidade técnica e pessoal, principalmente com populações especiais.

Essas populações são o foco do atendimento dos trainees – como são chamados os participantes do curso – e muitos deles tem melhoras consideráveis em seus quadros de saúde. Além de mostrar à população a importância da prática de atividades físicas, possibilita ao profissional ter contato com um público ainda escasso nas academias e que precisa praticar exercícios como elemento auxiliar em seus quadros patológicos.

O curso, dirigido pela professora Ana Cristina Otoni, é inteiramente gratuito – o aluno paga apenas uma taxa de inscrição – mas a seleção é bastante rígida. Os profissionais que têm a oportunidade de participar do programa adquirem conhecimentos mais aprofundados em todas as áreas de conhecimento utilizadas no ambiente de academias. O projeto é de extrema importância para melhorar, cada vez mais, a qualidade técnica dos profissionais que atuam em nosso mercado.

Pela importância do projeto e pela qualidade dos instrutores que atuam na Academia Escola, trazemos dois deles – Roberto Brandão e Pablo Alves – para falar sobre Musculação Aplicada a Grupos Especiais. Você vai poder comprovar a qualidade das aulas ministradas no projeto em um curso de 8 horas que abrirá novas perspectivas para a sua carreira profissional.

Aguardamos você!

Mat Pilates com livro grátis

O Pilates vem ganhando cada vez mais adeptos devido à característica dos exercícios: alongamento e fortalecimento, aliados ao controle da respiração proporcionam uma melhor integração corpo e mente e melhores resultados. A atividade pode ser uma alternativa aos exercícios de força convencionais (musculação) e podem ser realizados por pessoas de qualquer idade.

Existe uma discussão sobre qual profissional pode atuar nessa área e como o assunto ainda gera controvérsias, fisioterapeutas atuam em estados patológicos e na reabilitação e os profissionais de Educação Física atuam na prevenção de lesões através desses exercícios. Se você é um desses profissionais, vale a pena se especializar na atividade e partir para o mercado com um projeto bem elaborado e iniciar suas atividades em uma academia ou estúdio próprio. A procura por essas atividades ainda é muito grande e os espaços existentes não conseguem atender à demanda.

A cada dia surgem novos cursos de capacitação, que ensinam as diversas possibilidades de atuação nessa área. Uma das formas de se atuar com a modalidade é o Mat Pilates, exercícios realizados no solo com poucos ou nenhum implemento. A vantagem dessa nova forma do Pilates é a possibilidade de se atuar com ela como uma aula coletiva dentro de uma academia, a exemplo das aulas de step, ginástica localizada, dentre outras. Porém, é necessária uma atenção redobrada do professor para coordenar todos os participantes em torno do controle da respiração e consciência corporal, pilares básicos da atividade.

Conhecer as técnicas corretas e as possibilidades de exercícios podem fazer da sua aula um sucesso! É exatamente isso que pretende mostrar o professor de Educação Física e fisioterapeuta Rodrigo Perfeito no curso de Mat Pilates durante o 6º Congresso Carioca de Educação Física. Sua formação facilita a abordagem da atividade tanto visando à reabilitação quanto a prevenção de lesões. Além disso, é diretor do Instituto Fisart e tem se destacado no mercado com os atendimentos e cursos na área da Fisioterapia.

O professor também é autor do livro “A Educação Física e o bullying: a desUtilização da inteligência” e sortearemos um exemplar nas próximas semanas. Mas você pode ganhar esse livro (não é sorteio) inscrevendo-se nesse curso (F8), no curso de Musculação aplicada a grupos especiais (F9) e Futebol Feminino: uma nova tendência (Es3). O livro será dado apenas a quem se inscrever nesses 3 cursos (Es3, F9, F8 na sua ficha de inscrição). O livro é inteiramente grátis, sem sorteio!

Essa é uma excelente oportunidade para atualizar seus conhecimentos ou abrir uma nova perspectiva em sua carreira com uma atividade que ainda tem muita demanda de pessoas interessadas em praticá-la.

 

Biomecânica da musculação

A musculação talvez seja uma das modalidades mais procuradas em academias de ginástica. Talvez pelo apelo das revistas e dos programas de televisão que apresentam corpos esculturais, a verdade é que a cada dia, mais pessoas procuram entrar em forma através dessa atividade.

Com todo esse apelo e a grande procura que aumenta ainda mais quando o verão se aproxima, a preocupação das empresas e dos professores deve ser sempre observar a segurança na prática dessa atividade para que não ocorram lesões ou processos provenientes de acidentes na sala de musculação. A prática deve sempre ser orientada por um profissional de Educação Física capacitado e registrado junto ao CREF e as academias também devem ser registradas e apresentar aparelhos e instalações de qualidade para a prática da modalidade. Ainda assim, lesões podem acontecer e prejudicar o treinamento de seu cliente, então é interessante conhecer os princípios biomecânicos da atividade para saber como ocorrem os tipos de lesões mais comuns e poder evitá-las. Conhecer o aluno é o primeiro passo para prevenir essas lesões: saber o histórico médico, o nível de atividade física, dentre outros fatores ajuda na hora de prescrever exercícios com segurança.

Aprenda a analisar os principais exercícios de musculação

Existem alguns exercícios cujas execuções geram verdadeiras controvérsias e discussões sobre a correta execução e até mesmo se eles podem ou não ser prescritos. Para esclarecer todos esses pontos e aprofundar mais seus conhecimentos em musculação, o professor Daniel Leão participará do 6º Congresso Carioca de Educação Física ministrando o curso “A execução correta dos exercícios de musculação” onde ele embasará todo seu discurso nas últimas pesquisas científicas indexadas nas grandes bases de dados na internet. O professor Daniel Leão é pós-graduado em Treinamento de Força e Personal Training e coordenador de Educação Física e Esportes do Centro Educacional Rosa Chamma (CERC), local onde será realizado o congresso.

Participe e esteja mais preparado para atender seus clientes e alunos. Esse curso certamente vai fazer a diferença no seu currículo.