Como foi a abertura do 13º Congresso Carioca de Educação Física

No dia 16 de junho de 2018, aconteceu a abertura do 13º Congresso Carioca de Educação Física, nas dependências da Faculdade Gama e Souza, campus Barra da Tijuca. Apesar de ter sido transformado em um evento on-line, a comissão organizadora, decidiu manter um dia presencial, onde aconteceram a abertura oficial, o congresso científico, a sessão científica e três cursos presenciais.

Apresentada pelo jornalista e profissional de Educação Física Clery Quinhones de Lima, a abertura contou com os seguintes profissionais em sua composição:

  • Prof. Leonardo Allevato – idealizador e organizador do evento
  • Prof. Dr. Angelo Vargas – patrono do evento
  • Fábio Tubino – jornalista esportivo e filho do saudoso professor Manoel José Gomes Tubino
  • Prof. Marcelo Costa – coordenador dos cursos de Educação Física da UNISUAM
  • Prof. Sérgio Sartori – representante do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF)

Após a leitura do texto “Esporte, dimensão sem limite“, Clery Quinhones chamou esses profissionais para compor a mesa de abertura e cada um teve a oportunidade de proferir palavras de boas vindas aos presentes.

Logo após foram entregues os troféus e certificados aos vencedores do Prêmio Carioca de Educação Física 2018, ressaltando que o vencedor da categoria “Iniciação Científica” fez jus a uma premiação complementar de R$ 500,00, como é feito todos os anos.

Para marcar solenemente essa edição, o professor Angelo Vargas proferiu a palestra de abertura, abordando o tema da ética e da moral, mas falando, segundo suas próprias palavras, da falta de ética na edição da Medida Provisória nº 841/2018, que retira verbas da loteria e destinadas ao esporte para favorecer o Fundo de Segurança.

Congresso Científico e Sessão Científica

Ato contínuo à solenidade de abertura, o Congresso Científico trouxe o professor Edvaldo de Farias, um dos maiores produtores de trabalhos científicos na área de gestão de empresas fitness, para palestrar sobre “A importância da aplicação do pensamento científico na gestão da qualidade de serviços nas empresas fitness”. O tema é relevante, uma vez que 90% dos estudos e pesquisas nessa área têm sido feitos por profissionais de outras áreas e não da Educação Física.

Na parte da tarde, foram apresentados os trabalhos científicos durante a sessão científica coordenada pelo professores Eliane Cunha e Felipe Triani e, logo depois, tiveram início os cursos presenciais dessa edição.

A Comissão Organizadora agradece imensamente à reitoria da Faculdade Gama e Souza que gentilmente cedeu as instalações da instituição para realização dessa edição, e se comprometeu a manter essa parceria ao longo dos anos vindouros!

Em 2019 tem mais!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *