Mais um ano de sucesso! Assim podemos resumir como foi o 10º Congresso Carioca de Educação Física! Uma estrada construída com muito sacrifício e trabalho, mas que é coroada com a presença de profissionais e estudantes de todo o Brasil e a visibilidade cada vez maior do evento!

Abertura do 10º CCEF

Foram muitas as novidades em 2015, a começar pela retomada da abertura do evento, um momento de reflexão e congraçamento, onde pudemos fazer um histórico dessa caminhada de 10 anos e visualizar o que teremos daqui pra frente.

Compuseram a mesa, durante a solenidade de abertura, os seguintes profissionais:

  • Daniel Leão, representando o Centro Educacional Rosa Chamma (CERC), que abre há 6 anos abre suas portas para a realização do CCEF.
  • Angelo Vargas, PATRONO do CCEF.
  • Leonardo Allevato, idealizador e organizador do CCEF.
  • Fábio Tubino, representando seu pai, o professor Manoel Tubino, apoiador do CCEF desde sua criação.
  • Verônica Nolasco, coordenadora do curso de Gestão Desportiva da FACHA.
Mesa composta para a abertura do #10CCEF
Mesa composta para a abertura do #10CCEF

 

Premiações e homenagens

Durante a abertura, além da exposição do histórico do CCEF, foram feitas diversas homenagens, com as premiações criadas para essa edição e que serão realizadas, a partir de agora, em todas as edições do evento.

O Prêmio Carioca de EF foi criado para agraciar profissionais e empresas de destaque no mercado fitness nacional, através de votação espontânea na internet, valorizando a posição de cada profissional/empresa no mercado, dando mais visibilidade a cada premiado. Foram vencedores na etapa 2015:

  • Categoria Professor Universitário: Tufic Derzi
  • Categoria Profissional: Felipe Triani
  • Categoria Livro/E-books: Valores, enfrentamento, representações sociais: experiências do ensino superior na área de saúde (Cristina Novikoff)
  • Categoria Internet: Facebook do professor Tufic Derzi
  • Categoria Fornecedores: Universal Fit
DSC05646
Prof. Tufic derzi (à direita): vencedor em duas categorias do Prêmio Carioca de EF

A categoria Iniciação Científica premiou os três melhores trabalhos apresentados na sessão científica com um certificado (o primeiro colocado também recebeu um troféu) e uma premiação em dinheiro. Os vencedores foram:

  • 1º lugar: Avaliação da capacidade aeróbica e dos hábitos de vida de alunos do Ensino Médio do Estado do RJ (Davi Lopes)
  • 2º lugar: Análise do sexo na idade do pico de performance em atletas profissionais (Raphael Fabrício de Souza)
  • 3º lugar: Análise de habilidades motoras fundamentais de escolares do Ensino Fundamental (Herivelton Fernandes)

Homenagens especiais foram feitas ao professor Felipe Goulart, grande incentivador e palestrante do CCEF; ao professor Manoel José Gomes Tubino, na pessoa de seu filho, Fábio Tubino, que muito contribuiu para o desenvolvimento da Educação Física, além de ser um grande incentivador do CCEF, até sua morte, em 2008. Também foi homenageado o professor Angelo Vargas, que ajudou a formatar o 1º CCEF e que foi condecorado com o título de “Patrono do CCEF”.

Prof. Angelo Vargas, PATRONO do CCEF
Prof. Angelo Vargas, PATRONO do CCEF

Durante a abertura, também tivemos uma apresentação cultural com o professor Guto Adyala, apresentando o trabalho sensacional que ele faz com crianças através da música, além do lançamento do livro “Obesidade infantil: um olhar para os múltiplos fatores”, do professor Teófilo Otoni.

DSC05596
“Obesidade infantil: um olhar para os múltiplos fatores”. Livro lançado durante a abertura do 10º CCEF

A palestra magna de abertura ficou por conta de Márcio Marques, supervisor de infra-estrutura da Autoridade Pública Olímpica (APO), com o tema “Tendências do esporte para 2015-2016”.

Toda a abertura foi conduzida pelo professor de Educação Física e jornalista Clery Quinhones, que veio especialmente de Santa Maria, RS para participar desse evento. O convite foi feito especialmente para marcar esses 10 anos, tendo ele conduzido, também, a abertura do 1º Congresso Carioca de Educação Física, em 2006.

Prof. Clery Quinhones na abertura do 1º CCEF, em 2006
Prof. Clery Quinhones na abertura do 1º CCEF, em 2006

Cursos e Sessão Científica

Com cerca de 30 cursos teóricos e práticos, o #10CCEF foi realizado em 3 unidades do CERC, que desde 2010 abre suas portas para receber estudantes e profissionais de Educação Física de todo o Brasil! O destaque dessa edição foi a comitiva de Parintins, AM, com cerca de 40 pessoas. Nosso agradecimento especial a eles e também aos participantes do RS, SC, SP, MG, ES, MT, RO, BA, SE, PI e, claro, das diversas cidades do Rio de Janeiro.

A sessão científica recebeu 25 trabalhos, dentre os quais 3 foram premiados, conforme mencionado acima. Os trabalhos serão publicados na Revista Carioca de Educação Física, que a partir de 2015 passará a contar com duas edições anuais. A professora Eliane Cunha Gonçalves, mais uma vez, conduziu de forma brilhante esse momento, abrindo o espaço para debates e discussões que enriqueceram o conhecimento dos participantes.

Fotos do 10º CCEF

Você pode conferir as fotos oficiais do evento nesse álbum. Confira, também, as fotos feitas pelo nosso jornalista Clery Quinhones e as fotos marcadas por vocês com as hashtags #10CCEF, #10anosCCEF e #congressocarioca.

Já estamos preparando o #11CCEF, que acontecerá de 28 a 30 de maio de 2016, podemos contar com sua presença?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
WhatsApp do 14CCEF
Enviar