No dia 15 de junho de 2017, iniciou-se mais um Congresso Carioca de Educação Física, realizado nas dependências da Escola Pio XII no bairro de Vila Kosmos. O local, onde o evento é realizado pela primeira vez, apresenta estrutura impecável e completa para a realização dos cursos teóricos e práticos.

A mesa de abertura foi composta pelo professor Angelo Vargas, patrono do CCEF, professora Eliane Cunha, presidente da sessão científica, professor Felipe Triani, coordenador do Congresso Científico, professor Leonardo Allevato, organizador do evento e Fábio Tubino, jornalista e filho do professor José Manoel Gomes Tubino.

Após a abertura, seguiu-se o Congresso Científico, com a apresentação do tema “Os cursos de pós-graduação no Rio de Janeiro”, onde os palestrantes puderam discorrer sobre o cenário atual desses cursos, apresentando dados e tendências para o futuro. Após o Congresso Científico, iniciaram-se as apresentações dos trabalhos da sessão científica, com exposição e debates sobre temas de diversas áreas de atuação do profissional de Educação Física.

Os melhores trabalhos fizeram jus a um prêmio em dinheiro, como forma de estimular, cada vez mais, a produção científica em Educação Física. Também foram entregues os troféus alusivos ao Prêmio Carioca de Educação Física, instituído em 2015 e que agraciou os melhores profissionais e empresas do fitness. Os agraciados em 2017 foram os seguintes:

  • Professor universitário: Felipe Triani
  • Profissional atuante no mercado: Tufic Derzi
  • Livro/E-book: Gestão para o sucesso: Atividades Físicas em Condomínios (Marcelo Barbosa e Tufic Derzi)
  • Internet: Ítallo Vilardo
  • Empresa: Universal Fit
  • Revista: Educação Física (CONFEF)
  • Iniciação científica: Lúcio Marques Vieira Souza

Homenagens especiais fora feitas ao professor Angelo Vargas, Clery Quinhones, que com sua cobertura jornalística enaltece o nome do evento, Fábio Tubino, para manter sempre viva a lembrança do professor Manoel Tubino e também à representante da Escola Pio XII, Irmã Expedita, que acolheu o evento com carinho e muito zelo.

Os trabalhos científicos que receberam a premiação em dinheiro foram os seguintes:

  • 1º lugar
    INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E HALTEROFILISMO PARALÍMPICO: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO
    Luiz Fernandes de Lima, Lúcio Marques Vieira Souza, Marcelo Danillo Matos dos Santos, Felipe José Aidar Martins
  • 2º lugar
    ESTUDO DE CASO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NO TEÓRICO-PRÁTICO ENSINANDO COMPREENDENDO A TURMA
    Leandro Santos Andrade
  • 3º lugar
    A CAPOEIRA COMO REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO BRASIL NA NARRATIVA DE EDDY GORDO DA SÉRIE TEKKEN
    Walter Gabriel S’antanna Souza, Victor Alessandro Pedreira, Glhevysson dos Santos Barros, Felipe da Silva Triani

O evento recebeu a ilustre presença de Ciça Maia, atleta de karatê e que conta com 3 Campeonatos Mundiais, 4 Jogos Pan-Americanos, 5 Campeonatos Sul-Americanos, 20 Campeonatos Estaduais e 20 Campeonatos Brasileiros. Sua trajetória vencedora é orgulho para os brasileiros e agora, graduando em Educação Física, é a certeza da continuidade de uma linhagem vencedora na modalidade nesse esporte agora olímpico!

O professor Walfrido Amaral, ouvidor do Conselho Federal de Educação Física também esteve presente e recebeu o troféu de melhor revista para ser levado à galeria de prêmios do CONFEF.

Ao longo de todo o final de semana, os inscritos, num total de 312, puderam se atualizar e se capacitar com os cursos que foram oferecidos. Teoria e prática unidas para entregar melhores profissionais de Educação Física para o mercado! Essa é a nossa missão!

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
WhatsApp do 14CCEF
Enviar