Durante o 14º Congresso Carioca de Educação Física, o professor Marcelo Barros de Vasconcelos lançou mais um livro de sua autoria, “Natação monitorada: testes desde aquacidade até o nível avançado”.

Seu portfólio de obras escritas é bastante extenso, inlcuindo os livros Hidroginástica e seus benefícios; Hidro Variações; Natação natural e brincando e aprendo a nadar, dentre outros.

Membro da AEA – Aquatic Exercise Association e do Comitê Científico Permanente da SOBRASA – Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, sua literatura e seus cursos ajudam diversos profissionais que trabalham na parte aquática.

lancamento-do-livro-natacao-monitorada

Durante o CCEF desse ano, ele ministrou o curso “Natação Monitorada“, mas antes do início do curso ele proferiu a palestra “Piscina + segura”. O título da palestra remete ao programa de mesmo nome da SOBRASA, que tem o objetivo de “comemorar a vida” e diminuir o número de afogamentos em piscinas de casas, clubes e condomínios.

O livro “Natação monitorada: testes desde aquacidade até o nível avançado”, se propõe a apresentar e discutir formas não invasivas de registro e avaliação do aluno de natação desde o primeiro dia de aula (teste de aquacidade) até a performance nos nados, com ênfase no monitoramento sistemático e, sobretudo, discutir a importância do professor de natação criar métodos para monitorar o aprendizado do aluno.

Essa obra, que trata dos testes desde aquacidade até o nível avançado, será de grande valia a todos os profissionais e estudantes da Educação Física, bem como para os amantes da Natação, pela organização e abrangência com que o autor trata o tema: breve apresentação histórica; perfil do aluno; anamnese; autoavaliação do Estado de saúde; características dos praticantes, carga de treino e consequências, intensidade de treinamento; questionários e fichas diversas, entre eles Questionário de Prontidão para Atividade Física; tipos de avaliação; habilidades técnicas de ensino como ferramenta do processo pedagógico e avaliativo; sugestões de diversos testes considerando o nível de habilidade aquática dos praticantes e muito mais.

O livro certamente vai surpreender os leitores por não ter um foco em nadadores do contexto competitivo, sendo apropriado para aplicação em todos os níveis.

Confira abaixo as fotos do lançamento do livro “Natação monitorada: testes desde aquacidade até o nível avançado”, do professor Marcelo Barros de Vasconcelos.

 

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

© 2010 / 2019 – CCEF – Congresso Carioca de Educação Física – contato@congressocarioca.com.br – Criado pela Kamus – Hospedagem WordPress

WhatsApp do 14CCEF
Enviar